Biscoito Medicinal: preparações farmacêuticas desenvolvidas especialmente para uso veterinário. Contém substâncias medicamentosas e flavorizantes que mascaram o sabor desagradável de alguns fármacos.
Cápsula: Forma farmacêutica sólida na qual um ou mais fármacos são acondicionados em invólucros de diversos tamanhos à base de gelatina.
Creme / Loção: preparações semissólidas que podem conter fármacos, hidratantes e emolientes destinados para uso tópico.
Gel: sistemas semissólidos constituídos por partículas inorgânicas ou grandes moléculas orgânicas dispersas em um líquido. Podem ser usados para administração de fármacos por via oral ou típica.
Gel transdérmico: microemulsão lipossomal constituída por uma fase oleosa e outra aquosa, com alta permeabilidade cutânea, possibilitando a incorporação de diferentes fármacos. O gel deve ser aplicado sobre a pele do animal, numa região de pouco pêlo (lóbulo da orelha ou dorso), e o fármaco é liberado no local de ação ou na corrente sanguínea (ação sistêmica).
Pasta Oral: preparações farmacêuticas flavorizadas que permitem a administração de ativos por via oral, seja para ação local (manipulada em pasta orabase) ou para ação sistêmica, por ingestão. É indicada, principalmente, para gatos e equinos.
Pó: Preparação constituída por uma mistura de fármacos na forma de partículas extremamente finas. Podem ser misturados em rações e alimentos.
Pomadas: preparações especiais semissólidas e oclusivas para uso externo (pele e mucosa). De fácil espalhamento e devem ser evitadas em regiões com pelos.
Xampu Medicamentoso preparações para limpeza e tratamento tópico de problemas dermatológicos, possibilitando a veiculação de fármacos e cosméticos.
Soluções: São preparações líquidas que contêm um ou mais fármacos totalmente dissolvidos. Podem ser destinadas para uso oral ou tópico.
Suspensão: preparações farmacêuticas que contêm o fármaco na forma de partículas sólidas, as quais estão dispersas em um líquido. Uma suspensão deve sempre ser agitada antes de ser usada.
Xaropes: preparações aquosas à base de açúcar que permite a veiculação de diversos fármacos. Para os diabéticos utiliza-se o xarope dietético (isento de sacarose).