Para chegar a uma resposta, vamos tentar levantar alguns dados relevantes, para depois concluir que as farmácias de manipulação não chegaram para dividir o mercado com as indústrias veterinárias, mas sim para somar.
1 - Medicamento Individualizado e Personalizado - Um dos primeiros fatores e indiscutivelmente mais importante do que o próprio preço, é a individualidade da formulação manipulada. Por exemplo, pode-se adequar as concentrações de cada princípio ativo dentro de uma única dose ao invés de ter que cortar diversos comprimidos. Alguns estudos que já avaliaram a prática de dividir comprimidos evidenciaram que dependendo de quem corta e como se corta, pode gerar doses completamente diferentes do que as esperadas, além da contaminação envolvida nesse processo.
Optar por dar ao animal um xarope com os mais variados sabores como de picanha ou panetone, pastas orais de carne e biscoitos ao invés de comprimidos também são importantes atrativos. Além disso, a outra vantagem é manipular a quantidade específica para o tempo de tratamento já que normalmente quando sobra o medicamento em casa, ele é estocado nas famosas “farmacinhas”, as quais geralmente se encontram em condições desfavoráveis de armazenamento, possibilitando a automedicação posterior e podendo gerar sérias complicações.
2 - Possibilidade de associação de ativos - Não é mais necessário comprar 3 ou 4 tipos de medicamentos diferentes e estressar os animais com múltiplas administrações durante o dia. No medicamento manipulado existe a possibilidade de associação entre diversas classes farmacêuticas, como por exemplo, de antibióticos, antifúngicos, antinflamatórios, protetores hepáticos, estomacais e etc.
3 - Forma de trabalho diferenciada - Hoje em dia as farmácias estão sempre em contato com os médicos veterinários, e essa parceria só gera benefícios para o paciente, inclusive com a indicação de estabelecimentos já confiáveis e desenvolvimento de formulações em parceria com o veterinário. Fora isso, as farmácias acabam tendo há décadas uma prática de trabalho com foco na orientação ao paciente e explicação de como se faz o uso do medicamento. Devemos enfatizar também que a manipulação só ocorre mediante prescrição médico veterinária, prática que infelizmente não ocorre em todas as agropecuárias e pet shops.
Diversas pesquisas realizadas em hospitais veterinários de todo país apontam um incidência assustadora de casos de urgência no pronto atendimento devido a automedicação ou uso inadequado de medicamentos em animais domésticos.
4 - Economia - Porque não nos façamos de inocentes, esse fator é sempre importantíssimo para o consumidor. Observamos frequentemente alguns medicamentos industriais veterinários com preços de venda a primeira vista injustificáveis, mas isso ocorre por gastos que as indústrias possuem e as farmácias de manipulação não.
Alguns profissionais veterinários possuem alguma resistência em relação à manipulação, ocorre, no entanto, que ainda existe falta de informação sobre como as farmácias atuam, desde sua infraestrutura até seus extensos processos produtivos, devendo seguir também diversas normativas de boas práticas de fabricação e processos de controle de qualidade. Poucos sabem que na verdade as matérias primas das farmácias e das indústrias vêm muitas vezes do mesmo fornecedor e são fabricadas nos mesmos laboratórios, na maior parte, estrangeiros.
Após alguns pontos aqui discutidos, concluímos que essas farmácias surgiram apenas para dar mais uma opção de tratamento aos nossos queridos animais, e é muito importante que tanto a população quanto os prescritores tenham esclarecimento sobre o assunto e a confiança no estabelecimento de escolha para manipulação.
Converse sempre que necessário com o farmacêutico, que deve obrigatoriamente estar presente no estabelecimento durante todo o horário de funcionamento, e tire suas dúvidas das mais simples às mais complexas exaustivamente.
Fonte: Farmacêutico Dr. Marcelo Hiene http://m.nossamatilha.com.br/radar-tecnico/saude-canina-veterinaria/farmacias-de-manipulacao-veterinaria-quem-ganha-sao-os-pets-88780n.aspx?pgComent=1